RPG – Reeducação Postural Global

RPG (Reeducação Postural Global) é uma técnica bastante prazerosa que trata o indivíduo como um todo. Criada na França em 1981 pelo fisioterapeuta Philippe E. Souchard teve origem nas descrições de cadeias musculares de Françoise Mézièrs que determina que um conjunto de músculos de mesma direção e sentido se comportam como um só músculo. Assim quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar.

 

A técnica é aplicada, exclusivamente, por fisioterapeutas graduados e especializados em RPG e pela sua eficácia é realizada uma ou duas vezes por semana a depender da necessidade do paciente. Indivíduos portadores de dor e alterações da coluna como Escoliose; Hipercifose, Hiperlordose ou retificações vertebrais tem o RPG como principal aliado no tratamento.

 

Alterações associadas ao trabalho, a atividades da vida diária, fase de crescimento, fatores congênitos e principalmente a manutenção de posturas por períodos prolongados podem vir a provocar dores no corpo e principalmente na coluna acarretando doenças como hérnia de disco, osteoartrose, cervicalgia, lombalgia, ciatalgia, fibromialgia, torcicolo, cefaléia cervicogênica, tendinite e bursite entre outras.

Pessoas que trabalham longos períodos numa mesma posição como bancários, médicos, dentistas, professores, secretárias e atendentes de telemarketing estão mais susceptíveis a estes problemas e conseguem com o RPG suportar mais suas atividades sem dor, fadiga ou cansaço.

 

O objetivo do RPG é buscar uma postura equilibrada proporcionando tonificação da musculatura estática e relaxamento da musculatura dinâmica, além de aumentar a resistência muscular à fadiga e principalmente eliminar as dores de forma rápida e concreta corrigindo a causa e impedindo recidivas.