TRATAMENTOS

Fisioterapia Dermato Funcional – Resumo das Técnica

Drenagem Linfática 

Técnica de massagem manual que tem como objetivo principal direcionar e aumentar o fluxo linfático. A drenagem linfática é um trabalho surpreendente, quando bem feita, ajuda a eliminar os líquidos intersticiais que estão comprometendo a pele. Ao serem retirados do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.
Portanto, quando é feita a drenagem linfática, as toxinas são expelidas, isto é, o líquido intersticial que estava prejudicando a circulação e atrapalhando o tecido conjuntivo é retirado, à medida que os movimentos são realizados.

Pós-Operatória

É uma massagem de desintoxicação que percorre o trajeto dos vasos em direção aos gânglios linfáticos onde as toxinas e o excesso de líquidos das células são eliminados. A Drenagem linfática é essencial na preparação de cirurgias plásticas e no pós-operatório, garantindo uma melhor cicatrização e uma recuperação mais rápida.

Para Gestantes

Durante o período gestacional ocorrem inúmeras modificações no organismo feminino para proporcionar ao feto o máximo de desenvolvimento e independência. O edema (inchaço) de membros inferiores faz parte das queixas mais freqüentes, e está ligado à circulação linfática. A drenagem linfática manual estimula e controla circulação linfática, diminuindo a instalação do edema. Portanto, adota um papel tanto de prevenção quanto de reabilitação destas pacientes tão especiais, buscando não só devolver-lhes todas as capacidades e habilidades que, em decorrência da gravidez poderiam estar alteradas, mas tentar resgatar, através do toque lento e rítmico da drenagem, a mais plena harmonia entre corpo e mente da gestante, tão modificados neste período.

 

Massagem Modeladora 

A Massagem modeladora é uma técnica que utiliza manobras rápidas e intensas sobre a pele, utilizando pressão através de movimentos de amassamento e deslizamento, é feita com produtos específicos. Entre os principais benefícios estão a melhora da oxigenação dos tecidos, a quebra da cadeia de gordura, redução de medidas, além de modelar o corpo.

 

Eletrolipólise

A técnica de eletrolipólise é caracterizada pela aplicação de corrente elétrica alternada não específica, mas de baixa freqüência (30 -70Hz) a qual atuará diretamente em células adiposas (de gordura) de regiões específicas do corpo humano. A técnica proporciona a lise (quebra) de células adiposas e posteriormente a isso, ajuda na remoção de restos celulares. O uso dessa técnica terapêutica, cujo eletrodos são agulhas muito finas, cria um campo elétrico local com a passagem da corrente gerada pelo equipamento.
Os mecanismos de ação presentes durante o uso da técnica estão relacionados ao aumento circulatório produzido pela passagem da corrente elétrica. Esse seria responsável pela drenagem da área em tratamento. Atribui-se também, uma importante ação da técnica na estimulação de terminações nervosas livres do ramo simpático do sistema nervoso autônomo, o que acarreta a liberação de catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) as quais por sua vez têm ação direta nos receptores de células adiposas, estimulando uma enzima específica que potencializa a lipólise (quebra) no local da estimulação.

Corrente Russa e Aussie

A Corrente Russa é um aparelho de estimulação elétrica que exercita os músculos do corpo sem que seja preciso que você faça nenhum esforço. As placas são colocadas nos pontos motores dos músculos onde são dados estímulos trabalhando as três fibras musculares (branca, vermelha e intermediária).
Efeitos: Ganho de força e trofismo muscular, aumento na irrigação sanguínea, incremento na circulação de retorno venoso e linfático, auxilia na redução de celulite, prevenção e melhora de aderências.

Endermologia

Uma técnica que associa vácuo-pressurização e massagem por rolamento. Essa associação provoca quebra das fibras intercelulares que se formam ao redor das células de gordura causando o efeito casca de laranja na pele. A endermoterapia ativa a oxigenação dos tecidos e estimula a produção de colágeno melhorando assim a flacidez tissular.

Efeitos: Incremento da circulação sanguínea, melhora das trocas metabólicas, nutrição celular, maleabilidade tecidual, trofismo tissular graças reestruturação do tecido conjuntivo.

 

Vacuoterapia Facial

É uma técnica bastante utilizada na estética facial. O princípio de trabalho é uma sucção sobre a pele através de ventosas de vidro que tem formas e diâmetros diferentes e com diversos valores de sucção, reguláveis por um potenciômetro de acordo com as diferentes funções.
Ocorre mobilização do estrato cutâneo profundo com deslocamento do tecido de sulcos, favorecendo a produção de colágeno. Sua aplicação pode ser realizada quando se pretende atingir os planos mais profundos da pele como nas cicatrizes, tecido fibroso, sulcos, linhas de expressão e após intervenções cirúrgicas.

Suas aplicações na estética facial são:

* Extração de comedões, pápulas, pústulas e miliuns, após peeling e emoliência

* Massagem facial modeladora

* Massagem de drenagem linfática, incluindo o pós-operatório

* Ativação de linhas de expressão e sulcos, provocando hiperemia e, preparando para ionizar soluções nutritivas e ainda estimulando a produção de colágeno e elastina

* Atuação em tecidos fibrosos e cicatriciais com aderências no sentido de atenuá-las.

Ultra-som

É um aparelho de baixa freqüência que emite ondas sonoras. A vibração dessas ondas faz a quebra das células de gordura, acelerando sua eliminação e perda, e produz um aquecimento da região tratada favorecendo assim a penetração do gel medicamentoso (Fonoforese). Seu uso associado a endermoterapia e/ou lipoescultura manual otimizam os benefícios no combate da celulite e gordura localizada.

No pós-operatório é indicado para o tratamento das fibroses e quelóides, pois melhora a circulação local, aumenta a extensibilidade das fibras colágenas e melhora as propriedades do tecido.

Efeitos: Vasodilatação, aumento do fluxo sanguíneo, aumento da permeabilidade celular, neovascularização, favorece reabsorção de edemas, auxilia no retorno venoso e linfático, incremento no metabolismo local e na flexibilidade dos tecidos ricos em colágeno, efeito analgésico.

Benefícios: Auxilia na redução da gordura localizada, quebra dos nódulos de celulite, melhora das aderências e quelóides.

Striat

O tratamento é feito através de um método invasivo e o processo de melhora das estrias está baseado na compilação dos efeitos intrísecos da corrente contínua. O estímulo físico da agulha desencadeia como resposta, uma inflamação aguda localizada e um complexo processo de reparação tecidual, que estimula o fibroblasto a sintetizar fibras colágenas e elásticas.

Limpeza de pele

Um tratamento que consiste na remoção das secreções que ficam retidas na pele, como os pontos pretos “cravos”, micro-cistos, miliuns, pústulas “espinhas”, proporcionando o afinamento da pele, a remoção de manchas superficiais e prepara a pele para os tratamentos de rejuvenescimento cosmético.
Esse processo pode ser realizado com extração manual ou a vácuo, logo, livrando a pele de toxinas e impurezas, removendo células mortas, otimizando o resultado de qualquer procedimento que seja aplicado a seguir. Portanto, devido à exposição periódica e aos resíduos de impurezas decorrentes do dia-a-dia, a limpeza de pele é fundamental para todos que almejam uma pele lisa, com brilho e saudável.

 

Hidratação Facial

Procedimento onde se faz a aplicação tópica de cosmo ativos, específicos para determinados tipos de pele, combatendo radicais livres, logo, trazendo uma renovação celular. Com este tratamento obtemos uma reposição hídrica, recompondo a umidade natural da pele, eliminando tensões, suavizando rugas, desta forma, prevenindo o fotoenvelhecimento. O tratamento é indicado para peles ressecadas por natureza ou pela exposição excessiva do sol.

 

Máscaras Cosméticas

Procedimento essencial no tratamento facial. Utilizadas em peles estressadas e com aparência abatida, as máscaras já entraram para a lista de cuidados básicos de beleza para aqueles que desejam uma pele lisinha, sem manchas, sem sinais de envelhecimento e totalmente descansada.
As máscaras faciais funcionam como complemento dos tratamentos, e podem ter efeito clareador, firmador, cicatrizante, calmante, nutritivo, hidratante, esfoliante, ou seja, de acordo com objetivo almejado. Atualmente na cosmiatria existe um arsenal de máscaras faciais, variando das mais simples que basicamente são compostas de chocolate, camomila, aveia, acerola, entre outras, até as mais sofisticadas, enriquecidas com pó de pérola, prata e ouro. Vale ressaltar, que indiferente de sua composição, sustenta continuamente o objetivo de potencializar o tratamento.

 

Peeling de Cristal ou diamante

Cristal: consiste em um processo de esfoliação progressiva e controlada da pele, fazendo uso de um aparelho que possui um sistema a vácuo, e simultaneamente promove pulverização de cristais de óxido de alumínio, este que por sua vez é composto de partículas micronizadas e arredondadas, portanto, não ferem a pele.
Esta ação abrasiva extrai a camada externa da pele, removendo as células mortas e estimulando a produção de colágeno e elastina, com isso, facilita na penetração de cosmo ativos, potencializando sua ação. Portanto, este processo torna-se muito importante no tratamento facial, pois com ele pode multiplicar as possibilidades de se chegar ao objetivo estimado. O peeling de cristal atua no tratamento de cicatrizes de acne, poros dilatados, oleosidade excessiva, irregularidades cutâneas, quelóides e cicatrizes pós-trauma, sulcos e rugas superficiais e profundas, manchas em geral, e alguns casos de estrias.

Diamante: é usada uma ponteira de diamante, que em velocidade variável, desliza sobre a pele, promovendo uma esfoliação. A abrasão praticada neste tratamento estimula a formação de colágeno e renovação celulares, desse modo, promovendo uma redução de rugas e dos poros que se encontram dilatados. Atua também no clareamento de manchas e no controle de oleosidade. O peeling de diamante pode ser realizado tanto no preparo da pele para peelings químicos, ou usado isoladamente com bons resultados.